Professor do UNIFEB confirma presença no Congresso Brasileiro de Agronomia em Florianópolis
Fábio Olivieri de Nobile leciona nos cursos de Agronomia e Zootecnia e ressalta que o evento será importante para apresentar os métodos de ensino e aprendizagem implementados no Centro Universitário a fim de compartilhar experiências docentes com outras instituições
Entre os próximos dias 19 e 22 de outubro acontece o XXXII Congresso Brasileiro de Agronomia em Florianópolis (SC). O professor do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), Fábio Olivieri de Nobile, que leciona nos cursos de Agronomia e Zootecnia, participará do evento.
O Congresso é considerado o maior evento da Agronomia do país onde são discutidos assuntos relevantes para a sociedade e o agronegócio brasileiro. Nesta edição, o tema é “Desafios Profissionais no Mundo em Transformação”, com foco nos profissionais do setor agrário, alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, extensionistas, consultores técnicos e profissionais correlatos.
Pela primeira vez na história, em função da pandemia, o Congresso acontecerá de forma híbrida – no formato presencial e também com transmissão online. Isso permitirá que os congressistas que não puderem participar presencialmente, possam compartilhar as inúmeras atividades científicas programadas. Esta inovação, além de viabilizar a participação de todos no Congresso, permitirá o acesso à toda programação científica. O evento contará com conferências, palestras, minicursos, mesas redondas e painéis de debates sobre temas ligados à Agronomia e o novo mundo.
De acordo com o professor Nobile, em função deste ser um dos maiores congressos na área de Agronomia, levar o nome do UNIFEB será muito importante para apresentar os métodos de ensino e aprendizagem implementados no Centro Universitário a fim de compartilhar vivências docentes com outras instituições. “Essa troca de experiências com instituições de Agronomia é sempre muito importante para o desenvolvimento do nosso curso”, destacou.
Em relação aos principais desafios da Agronomia no Brasil, Nobile destaca a produção agrícola com sustentabilidade e rastreabilidade, para que os alimentos sejam entregues com qualidade, associados à adequação ambiental. “O Brasil têm sido alvo de muitas críticas em relação à exploração agrícola. Assim, é necessário encontrar soluções para que não sejamos apenas produtores de alimentos, mas que possamos ser líderes na adoção de ações sustentáveis para garantir essa produção e atender a demanda mundial”, enfatiza.
Nobile avalia que em função do alto crescimento populacional e elevada demanda por alimentos, o perfil do novo engenheiro agrônomo está ligado a um panorama de mudanças e inovações. “Os profissionais terão a missão de utilizar a sabedoria para atingir o objetivo de garantir a produção de alimentos com qualidade, preservando o meio ambiente e garantindo o desenvolvimento social e econômico do país. Esse desafio também se estende às instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo Brasil, pois a elas compete a difícil missão de continuar formando profissionais qualificados e aptos a enfrentarem os obstáculos que a agricultura apresenta dia após dia”, finaliza.