UNIFEB inaugura Laboratório de Química Ambiental para incentivar alunos na iniciação científica

O LQA também pode atuar na área de monitoramento ambiental em parceria com o LEEA (Laboratório de Ecotoxicologia e Eficácia dos Agrotóxicos)

Com o objetivo de incentivar os alunos na iniciação científica, o UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) implantou o LQA (Laboratório de Química Ambiental), coordenado pela Profa. Dra. Nathalia Garlich, que leciona no curso de Agronomia.

Além de fomentar a pesquisa científica, o LQA também pode atuar na área de monitoramento ambiental em parceria com o LEEA (Laboratório de Ecotoxicologia e Eficácia dos Agrotóxicos), coordenado pelo Prof. Claudinei da Cruz, com apoio do UNIFEB.

O laboratório conta com diversos equipamentos para realização das pesquisas, como espectrofotômetros, destiladores de nitrogênio, termo reatores e equipamentos portáteis para medição de variáveis de qualidade de água tanto em campo como em laboratório. “A maioria dos equipamentos que integram o LQA foram adquiridos em projetos de pesquisas e prestação de serviços do LEEA, além de equipamentos disponibilizados pelo Centro Universitário”, explicou a professora.

De acordo com Nathalia, entre os tipos de pesquisas que poderão ser realizadas no LQA está o monitoramento ambiental de corpos hídricos. “Poderemos focar nas avaliações da qualidade de água e nutrientes para subsidiar planos de manejo em ambientes aquáticos para avaliar o efeito da decomposição de matéria vegetal morta como indicadores de poluição aquática”, disse.

O laboratório poderá ser utilizado por alunos dos cursos de agronomia, ciências biológicas, medicina veterinária, zootecnia entre outros cursos. “A gestão do Prof. Angelo Davis preza muito pelo incentivo à pesquisa e estabelecimento de espaços para que o Centro Universitário tenha um sistema de pesquisa que propicie aos nossos alunos este diferencial para o mercado de trabalho”, destacou a professora.

Segundo o Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, a implantação do LQA eleva ainda mais o patamar da instituição dentro do universo da pesquisa científica. “Fomentar nossos alunos a serem pesquisadores é um papel de grande importância no contexto acadêmico, porque permite que possamos identificar cientistas em potencial que poderão fazer a diferença e projetar grandes avanços para a humanidade ”, ressaltou.

Nathalia acredita que o LQA permitirá uma grande evolução em termos de pesquisa para Barretos e região. “Minha expectativa é que os alunos do UNIFEB vivenciem essa experiência da pesquisa como um diferencial para suas carreiras profissionais. Esperamos que o LQA consiga se estabelecer como um laboratório diferencial no monitoramento ambiental de qualidade de água para Barretos e região”, finalizou.

As atividades do LQA podem ser acompanhadas pelo Instagram (@lqabarretos). Já o contato pode ser feito pelo e-mail lqabarretos@gmail.com



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

UNIFEB lança Vestibular 2026 e celebra a importância da experiência universitária

Com 19 cursos de graduação, a campanha ressalta o poder transformador do conhecimento. A prova presencial acontece no...

Aluno do Colégio FEB é escolhido para participar do Sigma Camp nos EUA

O prestigiado acampamento de verão realizado em solo norte-americano é uma oportunidade única para o aprofundamento em...

Aluna do UNIFEB é eleita Rainha dos 70 anos da Festa do Peão de Barretos

Lara Peghim, estudante do curso de Administração, representa a força da mulher universitária na maior festa sertaneja d...

Indígenas do Mato Grosso do Sul receberão kits de higiene bucal doados pelo UNIFEB para missão humanitária

Ao todo 1.500 kits viabilizados pelo curso de Odontologia do Centro Universitário serão distribuídos para tribos indíge...