Laboratório de Produção Vegetal é implantado no UNIFEB com foco no desenvolvimento de pesquisas agrícolas
Esse é o segundo laboratório implementado pelo UNIFEB nos últimos seis meses, seguindo uma política de investimento em pesquisa e extensão
O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) agora conta com mais um espaço de pesquisa: o LPV (Laboratório de Produção Vegetal). Alunos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Biomedicina e Farmácia poderão utilizar o laboratório para desenvolver seus estudos acadêmicos.
De acordo com o coordenador do LPV, Prof. Dr. Igor Cruz Malaspina, o laboratório tem o objetivo de estudar a produção de alimentos aliada à preservação ambiental. “O espaço é essencial para as aulas práticas do curso de Agronomia e também para o desenvolvimento de pesquisas agrícolas que contribuam com as demandas regionais”, destacou. Malaspina é engenheiro agrônomo (2003 – UNESP de Jaboticabal), mestre em Sistemas de Produção (2008 – UNESP de Ilha Solteira), doutor em Produção Vegetal (2016 – UNESP de Jaboticabal) e leciona no UNIFEB desde 2014.
O laboratório possui uma estufa de secagem de plantas, uma câmara de germinação tipo BOD, pulverizadores costais, diversas ferramentas de campo, equipamentos de proteção individual para a aplicação de defensivos agrícolas, balança de precisão, além de bancadas, mobiliário para laboratório, quadro branco, armários de aço e ar condicionado.
Segundo Malaspina, algumas pesquisas já estão em andamento no LPV. “Estamos realizando experimentos de campo com as culturas da cana-de-açúcar e do milho, experimentos em casa de vegetação com espécies de interesse agronômico e produção de mudas de frutíferas e árvores nativas”, destacou.
Esse é o segundo laboratório implantado pelo UNIFEB nos últimos seis meses, seguindo uma política de investimento em pesquisa e extensão. “Estamos trabalhando para permitir que nossos alunos tenham cada vez mais acesso ao ambiente de pesquisa, com a implementação de novos e modernos laboratórios. Fomentar a ciência abre portas para descobertas, que colaboram com o desenvolvimento de nosso planeta impactando positivamente na vida de todos nós”, ressaltou o Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis.