Alunos das engenharias do UNIFEB desenvolvem aeromodelos confeccionados com palitos de madeira
O Projeto Integrador utilizou diversas aplicações teóricas adquiridas durante o semestre nas disciplinas de Desenho e Metrologia, Matemática Aplicada e Física Aplicada
Na última quinta-feira (9/6) os alunos dos primeiros termos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) participaram dos testes do "Projeto Integrador: Fundamentos e Aplicações da Engenharia”.
De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção, Prof. Me. Gabriel Inácio Pontin, o projeto desenvolvido neste semestre com os alunos tem como foco apresentar a vasta área de atuação da engenharia. “Iniciamos este ano com pesquisas e apresentações sobre a engenharia, desde como é a graduação, onde surgiu e como é vista hoje, além das habilidades necessárias para o mercado de trabalho (técnicas e socioemocionais). Logo após, foram divididas as equipes de trabalho de acordo com os perfis distintos encontrados em sala e proposto o desafio de fazer dois aeromodelos confeccionados com palitos de madeira (utilizado normalmente em churrascos), sendo um visando suportar maior carga através de um teste tracionando a sua estrutura e o outro visando maior distância de planagem através de um ponto de partida pré-estabelecido”, explicou.
Segundo Pontin, para o desenvolvimento dos testes, os alunos utilizaram os conhecimentos adquiridos durante o semestre nas disciplinas de Desenho e Metrologia, Matemática Aplicada e Física Aplicada. “Eles puderam integrar o conhecimento teórico e colocar em prática no projeto. Neste ano, também realizamos alguns encontros com profissionais das áreas (na grande maioria ex-alunos) apresentando uma visão atualizada de como está o mercado de trabalho”, ressaltou.
Para a construção dos projetos foram utilizados vários espaços da instituição, como os laboratórios de física, química, civil, mecânica e o FEB 360° (Fab Lab).
O coordenador também explicou que para o desenvolvimento dos projetos foram realizadas aplicações teóricas relacionadas a medidas e unidades, cálculos de área e volume, desenho técnico e o estudo de esforço dos modelos. “O resultado foi bastante satisfatório sendo nítido o empenho e dedicação dos alunos, principalmente nos testes finais dos modelos. A alegria e a empolgação deles verificando o resultado do que foi realizado durante o semestre e já pensando em melhorias futuras, demonstram que a meta da aplicação da engenharia em projetos relativamente ‘simples’ como estes está sendo alcançada”, finalizou Pontin.
A próxima apresentação será dos banners dos alunos, que acontece no próximo dia 24 de junho.