Vacina antirrábica é aplicada em alunos do curso de Medicina Veterinária do UNIFEB
Mais de 150 alunos foram imunizados pela Secretaria Municipal de Saúde
Os alunos do curso de Medicina Veterinária do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) receberam duas doses da vacina antirrábica. A aplicação foi realizada no Núcleo de Medicina Veterinária pela equipe da Secretaria Municipal e Saúde de Barretos.
De acordo com o coordenador do curso, Prof. Dr. Walter Heinz Feringer Júnior, médicos veterinários e estudantes de veterinária são constantemente expostos a riscos de doenças infecciosas em função da proximidade com os animais. “Uma série de vacinas são necessárias para a proteção do profissional e do estudante em relação às zoonoses (doenças que são transmitidas de animais para humanos). Por isso, organizamos a imunização da vacina antirrábica visando à proteção dos alunos contra a raiva”, explicou.
A aplicação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Barretos a pedido da coordenação do curso de Medicina Veterinária do UNIFEB. “No começo do ano pedi para que os alunos trouxessem suas respectivas carteiras de vacinação e levei até a Secretaria. Conseguimos as doses da vacina antirrábica e também foi feito um estudo apontando aos alunos as demais vacinas que estavam em atraso, com a recomendação de regularizarem as doses no ARE I - Ambulatório de Referência em Especialidades (Postão)”, ressaltou Feringer Júnior.
A imunização dos alunos aconteceu no dia 26/05 (primeira dose) e 2/06 (segunda dose). “Agora, eles devem ir ao Postão para coletar sangue e verificar a titulação, a fim de saber se, de fato, estão protegidos. Lembrando que ao todo 157 alunos receberam a vacina antirrábica”, enfatizou o coordenador de Medicina Veterinária.
Em relação à importância deste tipo de ação, Feringer Júnior afirma que a eficácia da vacinação é inquestionável. “Como dito anteriormente, os veterinários estão na linha de frente contra uma série de doenças que podem ter origem nos animais e serem facilmente transmitidas para humanos, por exemplo, sempre há o risco da mordida de um animal desconhecido, que pode não estar vacinado. Então, a prevenção é fundamental e aqui no UNIFEB nos preocupamos com todos os aspectos relacionados aos nossos alunos. Gostaria de agradecer à equipe da Secretaria de Saúde de Barretos, especialmente à Gabriela Bueno, chefe administrativo, que foi meu primeiro contato e me ajudou a organizar tudo, com uma equipe extremamente competente e atenciosa para a vacinação.”, finalizou.