UNIFEB lança Diploma Digital e amplia número de serviços on-line disponíveis
Agora o prazo para emissão do diploma é de no máximo uma semana, sendo que anteriormente chegava a quase um ano. O objetivo do Centro Universitário é diminuir os processos burocráticos e facilitar o acesso digital dos alunos a vários tipos de serviços
Nesta semana o UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) avançou ainda mais nas opções de serviços on-line disponibilizados para os alunos. Agora, os egressos podem solicitar o Diploma Digital de forma gratuita, ágil e desburocratizada. Com a nova implantação, o prazo para emissão passa a ser de no máximo uma semana, sendo que anteriormente chegava a quase um ano.
O lançamento do novo serviço digital contou com as presenças do reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis; do pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Claudinei da Cruz; do pró-reitor administrativo, Prof. Dr. Willians Luiz Bueno Souza; da coordenadora do NAPE (Núcleo de Apoio Pedagógico), Prof. Dra. Diana Serafim; das representantes da Secretaria Acadêmica, Edna Juliam e Carla Rocha; e do representante da GED (Gestão Eletrônica de Documentos) Guilherme Diniz.
De acordo com Carla Rocha, que atua no Setor de Registro de Diplomas da Secretaria Acadêmica do Centro Universitário, aliado às exigências do Ministério da Educação, o diploma digital é aquele que tem sua existência, emissão e armazenamento inteiramente no meio digital, com validade jurídica por meio de assinaturas com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). “O diploma digital é emitido em formato XML e também possui uma representação visual com todas as informações do arquivo XML, que deve garantir a qualidade da imagem e integridade de seu texto bem como possibilitar ao diplomado exibir, compartilhar e armazenar esta imagem. Todos esses procedimentos e tecnologias permitem verificar, a qualquer tempo, sua validade jurídica em todo território nacional”, explicou.
Segundo o Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, esse aperfeiçoamento representa muito para a instituição que caminha para uma ampliação ainda maior dos serviços eletrônicos. “Estamos trabalhando para diminuir os processos burocráticos e facilitar o acesso dos nossos alunos a vários tipos de serviços. Já lançamos a carteirinha estudantil, a declaração de matrícula e a declaração de presença, ambas no formato digital. Hoje o aluno entra com seu login e senha em nossa plataforma e consegue gerar esses documentos de forma rápida e simples”, destacou.
O UNIFEB enviará um e-mail aos diplomados com um link para acesso e consulta do código de validação do diploma digital disponível no site do MEC (Ministério da Educação). Serão emitidos diplomas digitais para todos os recém-formados a partir de janeiro de 2022, mantendo também a emissão no formato físico.