Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada no UNIFEB com sarau e presença de escritores barretenses

O evento é promovido em parceria com o NAC (Núcleo de Apoio Cultural) e ABC (Academia Barretense de Cultura)

O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) também busca incentivar a cultura entre os alunos e a comunidade. Para comemorar a Semana do Livro e da Biblioteca, a instituição está promovendo algumas intervenções culturais realizadas no Espaço da Pedra e na Biblioteca.

Na quarta-feira (26/10) aconteceu um Sarau Literário com leitura de textos, declamação de poesias e exposição de pinturas. Já nesta quinta-feira (27) será promovida uma roda de conversa com autores barretenses, onde eles poderão contar um pouco de suas experiências literárias. 

O evento é organizado pela Biblioteca do UNIFEB “Prof. Roberto Rossi Zuccolo” em parceria com o NAC (Núcleo de Apoio Cultural), coordenado pelo Prof. Dr. Gandini Junior, e ABC (Academia Barretense de Cultura), presidida por Aparecida Rosa Moro Carneiro. A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631/1980, é uma data comemorativa que visa incentivar à leitura e destacar a importância do livro e da biblioteca na disseminação da informação e do acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

O Sarau contou com a participação de Aparecida Rosa Moro Carneiro, Cacilda de Souza, José Antonio Merenda e Jota Carvalho, ambos representando a ABC, além dos alunos Isabela Mitsuko, Edson Prudente dos Santos Junior, Jennifer Balarini Mariano e Isabela Mattis, representando o UNIFEB. Já a roda de conversa com autores barretenses terá como mediador o escritor José Antonio Merenda e contará com a participação dos autores Érika Borges, Marcos Diamantino, Sada Ali, além do representante do UNIFEB, o escritor Guilherme Eduardo Arduino Diniz.

De acordo com a gestora da Biblioteca, Daniela Alexandre, essas intervenções são muito importantes para fomentar o acesso à cultura na comunidade acadêmica. “Podemos dizer que cultura e educação são fenômenos intrinsecamente ligados, porque juntos tornam-se elementos socializadores, capazes de influenciar a forma de pensar. A cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas a discussão de diferentes saberes no ambiente acadêmico”, ressaltou.

Outros eventos integram as comemorações da Semana do Livro e da Biblioteca: a exposição “Pintura e Arte” do artista barretense Arly Luiz de Castro, com 29 obras criadas sob a técnica pincel e espátula, que pode ser visitada gratuitamente por toda a comunidade barretense até o dia 31 de outubro; e a exposição de livros de autores barretenses cujas obras foram doadas ao acervo da Biblioteca do UNIFEB pela ABC, que também pode ser conferida até o próximo dia 31.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Fundação Educacional de Barretos abre inscrições para eleição de novo Reitor do UNIFEB

Os interessados podem se inscrever entre os dias 16 de setembro e 16 de outubro e devem preencher os requisitos constan...

UNIFEB recebe reencontro emocionante da 14ª Turma de Odontologia, formada há 25 anos

Cerca de 50 egressos participaram da celebração, que incluiu visita às clínicas odontológicas e outros espaços da inst...

Aluno do Colégio FEB conquista vaga em acampamento internacional de ciências nos EUA e conta sua experiência

Hugo Mazula Hidalgo Rodrigues destaca que a oportunidade foi incrível, fez grandes amizades e de forma inspiradora ampl...

UNIFEB debate violência psicológica: o silêncio que adoece milhões de brasileiros

Este importante tema é discutido amplamente durante o curso de Psicologia do Centro UniversitárioA violência psicológic...