Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada no UNIFEB com sarau e presença de escritores barretenses

O evento é promovido em parceria com o NAC (Núcleo de Apoio Cultural) e ABC (Academia Barretense de Cultura)

O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) também busca incentivar a cultura entre os alunos e a comunidade. Para comemorar a Semana do Livro e da Biblioteca, a instituição está promovendo algumas intervenções culturais realizadas no Espaço da Pedra e na Biblioteca.

Na quarta-feira (26/10) aconteceu um Sarau Literário com leitura de textos, declamação de poesias e exposição de pinturas. Já nesta quinta-feira (27) será promovida uma roda de conversa com autores barretenses, onde eles poderão contar um pouco de suas experiências literárias. 

O evento é organizado pela Biblioteca do UNIFEB “Prof. Roberto Rossi Zuccolo” em parceria com o NAC (Núcleo de Apoio Cultural), coordenado pelo Prof. Dr. Gandini Junior, e ABC (Academia Barretense de Cultura), presidida por Aparecida Rosa Moro Carneiro. A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631/1980, é uma data comemorativa que visa incentivar à leitura e destacar a importância do livro e da biblioteca na disseminação da informação e do acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

O Sarau contou com a participação de Aparecida Rosa Moro Carneiro, Cacilda de Souza, José Antonio Merenda e Jota Carvalho, ambos representando a ABC, além dos alunos Isabela Mitsuko, Edson Prudente dos Santos Junior, Jennifer Balarini Mariano e Isabela Mattis, representando o UNIFEB. Já a roda de conversa com autores barretenses terá como mediador o escritor José Antonio Merenda e contará com a participação dos autores Érika Borges, Marcos Diamantino, Sada Ali, além do representante do UNIFEB, o escritor Guilherme Eduardo Arduino Diniz.

De acordo com a gestora da Biblioteca, Daniela Alexandre, essas intervenções são muito importantes para fomentar o acesso à cultura na comunidade acadêmica. “Podemos dizer que cultura e educação são fenômenos intrinsecamente ligados, porque juntos tornam-se elementos socializadores, capazes de influenciar a forma de pensar. A cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas a discussão de diferentes saberes no ambiente acadêmico”, ressaltou.

Outros eventos integram as comemorações da Semana do Livro e da Biblioteca: a exposição “Pintura e Arte” do artista barretense Arly Luiz de Castro, com 29 obras criadas sob a técnica pincel e espátula, que pode ser visitada gratuitamente por toda a comunidade barretense até o dia 31 de outubro; e a exposição de livros de autores barretenses cujas obras foram doadas ao acervo da Biblioteca do UNIFEB pela ABC, que também pode ser conferida até o próximo dia 31.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Alunos de Agronomia e Engenharia de Produção do UNIFEB participam de Encontro Estadual do CREA-SP Jovem

O evento aconteceu na Capital Paulista e o principal tema discutido foi “Cidades Inteligentes”O UNIFEB (Centro Univer...

Novembro Azul do UNIFEB une ações de conscientização e música em prol da saúde dos homens

O mês é especialmente dedicado à importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata O UNIFEB (Centro Unive...

Colégio FEB conquista importantes colocações nos Jogos da Primavera

Os alunos disputaram nas categorias pré-mirim e mirim nas modalidades vôlei feminino, tênis de mesa, dama e atletismoO...

Turmas de 1982 das Engenharias do UNIFEB promovem reencontro em Barretos

Cerca de 70 ex-alunos do Centro Universitário se reuniram para comemorar os 40 anos de formatura O último sábado (12/1...