Novembro Azul do UNIFEB une ações de conscientização e música em prol da saúde dos homens

O mês é especialmente dedicado à importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata 

O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) foi colorido de azul nessa última segunda-feira (21/11) durante a ação Novembro Azul a fim de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. 

De acordo com o coordenador da Área de Ensino de Engenharias e Exatas, Prof. Dr. Giovanni César dos Santos, o evento faz parte das atividades de extensão universitária dos cursos, uma vez que visa o envolvimento dos alunos em atividades que levam informações de grande relevância à comunidade interna e externa. “Essas ações integram as funções sociais do UNIFEB que, por meio do engajamento de professores e alunos, contribuem com o desenvolvimento social”, explicou. 

A ação aconteceu no Espaço da Pedra, durante o intervalo das aulas, e contou com iluminação especial, distribuição de cartazes informativos sobre o tema e fitinhas azuis em alusão à campanha. “Os alunos do curso de Física Médica puderam tirar dúvidas sobre as formas de prevenção e tratamento da doença. E para alegrar o espaço, a banda “Black Rose”, formada por alunos dos cursos de engenharia, promoveu uma breve apresentação musical”, destacou. 

O evento foi organizado pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Física Médica, com apoio da Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação do UNIFEB. 

Giovanni lembra que o câncer de próstata é um dos principais tipos de tumor que acometem os homens no Brasil. “De acordo com especialistas, a melhor prevenção é o diagnóstico precoce. Há um grande tabu ainda entre os homens, que precisa ser superado, e os exames de rotina não devem ser ignorados, para que, uma vez detectada a doença, possa ser tratada permitindo maiores chances de sucesso na recuperação e sobrevida dos pacientes”, enfatizou. 

SOBRE A DOENÇA 

O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns:   

- Micção frequente; 

- Fluxo urinário fraco ou interrompido; 

- Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria); 

- Sangue na urina ou no sêmen; 

- Disfunção erétil; 

- Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou; 

- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés. 

A maioria desses problemas pode ser provocada por outras condições clínicas, além do câncer de próstata. Por exemplo, o aumento da frequência urinária é muito mais comumente causado por hiperplasia prostática benigna (crescimento benigno da próstata). Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento. 

Fonte: http://www.oncoguia.org.br/ 



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Alunos de Agronomia e Engenharia de Produção do UNIFEB participam de Encontro Estadual do CREA-SP Jovem

O evento aconteceu na Capital Paulista e o principal tema discutido foi “Cidades Inteligentes”O UNIFEB (Centro Univer...

Colégio FEB conquista importantes colocações nos Jogos da Primavera

Os alunos disputaram nas categorias pré-mirim e mirim nas modalidades vôlei feminino, tênis de mesa, dama e atletismoO...

Turmas de 1982 das Engenharias do UNIFEB promovem reencontro em Barretos

Cerca de 70 ex-alunos do Centro Universitário se reuniram para comemorar os 40 anos de formatura O último sábado (12/1...

Coelhoterapia do UNIFEB promove visitas em escolas municipais para apresentação prática do projeto

A ação permitiu que os alunos de turmas inclusivas pudessem conhecer e interagir com os coelhos no processo de educaçã...