Em consonância com as políticas inclusivas, UNIFEB promove palestra sobre Transtorno do Espectro Autista
O Centro Universitário está empenhado em promover eventos sobre o tema a fim de fortalecer a construção profissional com conhecimento mais humano e igualitário
O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) por meio do NAce (Núcleo de Acessibilidade), em parceria com o Setor Pró-Aluno, promoveu nesta quarta-feira (26/04) a palestra “Bruno: compartilhando sua vida como autista” ministrada pela psicóloga e especialista em Neuropsicopedagogia, Kátia Cristina Débia.
A palestra teve como convidado especial o tecnólogo em Gestão
de Turismo, Bruno Nogueira de Oliveira, que tem TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Ele contou sobre sua rotina de vida e como sua condição influencia
positivamente tantas pessoas.
A assistente social do UNIFEB, Silvanete Oliveira, que atua
no Setor Pró-Aluno, destaca a importância desse tipo de evento no contexto
acadêmico. “É fundamental trabalharmos a conscientização e reflexão sobre a inclusão
de alunos com este tipo de transtorno dentro do ambiente acadêmico, ou
diferentes tipos de deficiência, permitindo a garantia de igualdade, condições
de acesso e permanência no meio universitário, viabilizando sua formação
profissional”, destacou.
Em relação à inclusão de pessoas com TEA no ambiente
universitário, a assistente social Márcia Macedo, que também atua no Setor
Pró-Aluno do Centro Universitário, explica que o processo deve ser feito de maneira
respeitosa, garantindo os direitos desses alunos e fortalecendo suas
potencialidades. “É importante que haja envolvimento de todos do meio acadêmico
neste processo, tanto os alunos, professores, coordenadores, NAce, Reitoria, quanto
a própria família”, orientou.
A organização da palestra enfatiza que o UNIFEB está
empenhado em promover eventos sobre o tema a fim de fortalecer a construção
profissional com conhecimento mais humano, igualitário e capaz de eliminar o maior
número de barreiras possíveis dentro do contexto das políticas
inclusivas.