Semana Científica e Cultural de Pedagogia do UNIFEB aborda o tema “Educação, Tecnologia e Inovação no cenário educacional – perspectivas e realidade”
O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) promoveu entre os dias 23 e 25 de outubro a VIII Semana Científica e Cultural do Curso de Pedagogia. Neste ano, o tema foi “Educação, Tecnologia e Inovação no cenário educacional – perspectivas e realidade”.
De acordo com o coordenador do curso de Pedagogia do Centro Universitário, Prof. Dr. Antonio Gandini Júnior, o evento foi inspirado nas profundas transformações do campo educacional, desde o conhecimento das tecnologias educacionais, robótica, Inteligência Artificial, sala de aula virtual, uso de softwares, biblioteca digital e outros recursos de mídias sociais, que se desdobram no cotidiano pedagógico e nas escolas. “Isso tem se tornado mais próximo da realidade dos educadores, o que nos provoca reflexões e desafios. Além disso, existem conteúdos e ações a serem melhor elucidadas e compreendidas no âmbito educacional. A Semana de Pedagogia buscou problematizar e promover conhecimentos sobre essa temática com o objetivo de compreender as características e desafios do campo educacional na atualidade e propor caminhos para construir uma escola pública, gratuita e de qualidade com o uso das tecnologias”, ressaltou.
No dia 23 de outubro foi realizada a abertura do evento com as presenças do Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, e da diretora acadêmica, Profa. Dra. Neide Lehfeld. Na sequência foi realizada uma mesa redonda com o tema “A Inteligência Artificial na Educação e as Tecnologias de Apoio para o Ensino e Aprendizagem: como fazer diferente?”. A palestra foi conduzida pelo Prof. Dr. João Carlos Correia, docente do UNIFEB no curso de Arquitetura e Urbanismo, graduado pela Faculdade de Belas Artes de SP, mestre e doutor em Arquitetura, além de atuar na Educação como pesquisador e vice-presidente do Instituto RUDA; O Prof. Esp. Rodrigo Antonio Fernandes também participou da apresentação da palestra. Ele é graduado em Pedagogia e Educação Física, licenciado em Análise de Sistemas da Tecnologia da Informação e atua na Educação Básica com aulas de Robótica e Tecnologias; Já os docentes Prof. Me. Davi Peres Aguiar e Profa. Dra. Marcia Maria Bento atuaram como debatedores.
Já no dia 24 de outubro aconteceu uma apresentação cultural com o Coral em Libras “Mãos que cantam e encantam”, composto por alunos do 3º ano do curso de Pedagogia do UNIFEB, sob a regência da Profa. Me. Vanilda D. A. Bistaffa. Na sequência aconteceu a mesa redonda: “Deficiência: quebrando paradigmas no ensino superior”, com a palestrante Lourdes Ap. Marini Pedrosa, graduada em Pedagogia pelo UNIFEB, pós-graduada em LIBRAS pela Faculdade Eficaz e em Educação Especial AEE pela FABRAS. O Prof. Alexandre Martins dos Santos também participou da apresentação da palestra. Ele é psicólogo pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), com especialização em Saúde mental, pós-graduando no curso de Especialização em Neuropsicologia e Psicomotricidade pela Faculdade CENSUPEG (SC), além de atuar na área da psicologia social na instituição de acolhimento de pessoas com deficiência ABAVIN. Alexandre atua como professor universitário desde 2010, é palestrante, conferencista e empresário operando também nas áreas de treinamento e desenvolvimento. A mediação da palestra ficou sob a responsabilidade das Profa. Ma. Vanilda Divina Almério Bistaffa, Profa. Dra. Débora Nogueira Tomás e Profa. Ma. Viviane Aparecida Zacheu Viana.
O encerramento da Semana Científica e Cultural de Pedagogia aconteceu no dia 25 de outubro, com a palestra “Educação Infantil: novos olhares, novas práticas” ministrada pela Profa. Esp. Kelly Capel, pedagoga e coordenadora da Educação Infantil da SME de Ribeirão Preto (SP). Os mediadores foram Prof. Me. Celso de Carvalho Junior e Profa. Dra. Denise Marina Ramos.