UNIFEB promove XIII Colóquio da Pedagogia com o tema “Alfabetização e Letramento na Infância e nas séries iniciais do Ensino Fundamental”
O evento acontece nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio
sendo aberto a alunos e egressos do curso de Pedagogia do Centro Universitário, além do público
externo em geral
Acontece nos próximos dias 20, 21
e 22 de maio o XIII Colóquio da Pedagogia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação
Educacional de Barretos), que neste ano tem como tema “Alfabetização e
Letramento na Infância e nas séries iniciais do Ensino Fundamental”. O evento é
organizado em alusão ao Dia do Pedagogo, celebrado em 20 de maio.
O coordenador do curso de Pedagogia
do Centro Universitário, Prof°. Dr. Antonio Gandini Júnior, explica que o MEC
lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração
entre União, estados, Distrito Federal e municípios, almejando, por meio da
conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as
crianças do país. “O objetivo central é assegurar que 100% das crianças
brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental,
além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das
crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia”, disse.
Gandini destaca que o UNIFEB, no
cumprimento de sua missão institucional com a oferta do curso de Licenciatura
em Pedagogia, busca sempre promover momentos de formação acadêmica pautados no
diálogo, troca de conhecimentos a fim de contribuir para o desenvolvimento da
educação de Barretos e região. “Em 2019, 54,8% das crianças avaliadas foram
consideradas alfabetizadas, segundo o MEC. Em 2021, o percentual caiu para
49,4%. Ǫuando são analisados os dados por unidade da Federação, eles também
apresentam uma piora no desempenho dos estudantes no ciclo de alfabetização. Em
2019, em oito estados do país, 50% ou mais dos estudantes do 2º ano haviam
alcançado sucesso na alfabetização ao final do ano letivo. Em 2021, esse
patamar só foi alcançado em Santa Catarina”, enfatizou.
Ainda segundo o coordenador, os
impactos da violação do direito humano à alfabetização são dramáticos tanto na
continuidade da trajetória escolar dos estudantes quanto do ponto de vista de
suas correlações com o aprofundamento da vulnerabilidade social e econômica e
das desigualdades regionais, de raça/cor e de gênero. “Diante deste cenário, a
proposta do Colóquio é promover momentos de formação acadêmica entre os
estudantes de Pedagogia para que possam disseminar práticas pedagógicas e de
gestão exitosas no campo da garantia do direito à alfabetização”, destacou
Gandini.
O evento é destinado a alunos e
egressos do curso de Pedagogia do UNIFEB, além do público externo em geral. As
inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/ColoquioPedagogia2024
PROGRAMAÇÃO:
DIA 20 DE MAIO (SEGUNDA-FEIRA)
Local: Sala da Pós-Graduação do
UNIFEB
19 horas - Abertura Oficial da
Semana
Prof. Dr. Angelo Davis de Oliveira
Nunes e Rodrigues – Reitor
Profa. Dra. Neide Aparecida de
Souza Lehfeld – Diretora Acadêmica
Prof. Dr. Jorge Henrique
Stefanelli Marques – Coordenador da Área de Ciências da Vida e Saúde
Apresentação Cultural:
Palestra: “A formação de leitores
e a alfabetização no ambiente escolar”.
Palestrante: Profa. Me. Beatriz
Garcia Guilherme – Pedagoga, Alfabetizadora, Mestre em Educação pela UNIARA,
Docente Efetiva da Rede Municipal de Ensino de Bebedouro nas séries iniciais do
Ensino Fundamental I.
Debatedores:
Prof. Me. Celso
de Carvalho Júnior
Prof. Dr. Fábio Henrique de
Carvalho Bertonha
Profa. Dra. Marcia Maria Bento
Comemoração alusiva ao Dia do Pedagogo – Abertura da Exposição Permanente dos estudantes do 5º Termo -
na disciplina de Alfabetização e Letramento, sob a coordenação da Prof. Me.
Rosineide de Andrade Rocha
Coffee Breack
DIA 21 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)
Local: Sala da Pós-Graduação do
UNIFEB
19 horas – Apresentação Cultural:
Palestra 1:
“Alfabetização: Ler e escrever na perspectiva da construção da compreensão
leitora”.
Palestrante: Profa. Esp. Ana Carolina da Silva Santos – Pedagoga, Alfabetizadora, Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil. Coordenadora Pedagógica e Formadora do CEFORPE da Rede Municipal de Ensino de Barretos.
Palestra 2:
“Alfabetização e Letramento: a função social da escrita”.
Palestrante: Profa. Me. Rosineide
de Andrade Rocha – Pedagoga, Graduada em Letras, Alfabetizadora, Mestre e
Doutoranda em Educação pela UFSCar, Diretora de Escola Efetiva na Rede
Municipal de Ensino de Bebedouro. Docente do Curso de Pedagogia do UNIFEB.
Debatedores:
Profa. Me. Vanilda Divina Almério
Bistaffa
Prof. Me. Davi Perez Aguiar
DIA 22 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)
Local: Sala da Pós-Graduação do
UNIFEB
19 horas – Apresentação Cultural:
Palestra:
“Organização de rotina de alfabetização nos anos iniciais do Ensino
Fundamental: um desafio para professoras alfabetizadoras e coordenação
pedagógica”.
Palestrante: Profa. Me. Luciana
Maria Gandini - Pedagoga, Alfabetizadora, Mestre em Educação, Docente Efetiva
da Rede Municipal de Ensino de Bebedouro nas séries iniciais do Ensino
Fundamental I. Coordenadora Pedagógica.
Debatedores:
Profa. Dra. Debora Nogueira Tomas
Prof. Me. Rafael Danilo Moreira
Profa. Esp. Isabela Maira de Souza
Coffe Break de encerramento do Colóquio