Alunos do 4º ano de Pedagogia do UNIFEB participam de segunda visita técnica aos estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos)
No último dia 14 de maio os alunos do 4º ano de Pedagogia do
UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), acompanhados
da docente Profa. Me Vanilda Divina Almério Bistaffa, visitaram duas salas de
aula da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na E. M. Prof. João Ferreira. O
objetivo da visita técnica é contemplar o plano de ensino da disciplina de “Projeto
Integrador – Atividades Práticas: Concepções Interdisciplinares e Escolas do
Futuro”.
Segundo a Profa. Maraísa Assunção da Silva, que atua na EJA,
uma das principais dificuldades é encontrar material específico para essa
modalidade de ensino. Em função disso, foi desenvolvida uma apostila pela
coordenação da Secretaria Municipal de Educação. “A faixa etária dos alunos
atendidos pela EJA varia entre 17 e 80 anos e já tivemos um aluno com 98 anos.
É um público muito interessado, que anseia aprender para melhorar sua qualidade
de vida, tanto pessoal, quanto profissional, bem como sua autonomia para
realizar transações bancárias, preencher fichas e formulários, ler a Bíblia,
comunicar por escrito sem a necessidade de recorrer a outras pessoas. São pequenos
detalhes do cotidiano que não nos damos conta e que incomodam nossos alunos
que, por não saberem ler nem escrever, passam por situações desagradáveis e até
constrangedoras. Apesar de serem interessados e participativos, eles enfrentam
dificuldades para aprender devido à frequência irregular, problemas de saúde e
familiares, rotina cansativa no trabalho, etc. Precisamos estimular e
motivá-los o tempo todo para que não desistam ou se achem incapazes. Mas, é um
público apaixonante, com histórias de vida repletas de desafios e superação”,
contou.
De acordo com a Profa. Vanilda, na primeira visita os alunos
da Pedagogia fizeram a observação da aula. Já nessa segunda visita foi proposto
que os futuros pedagogos sentassem ao lado de cada aluno da EJA, acompanhassem
e auxiliassem esse aluno na atividade desenvolvida. “O propósito foi que eles
tivessem a oportunidade de participar na prática da aula, percebendo o ritmo de
aprendizagem e refletissem sobre sua atuação educativa, visando a construção de
uma educação com qualidade e eficiência”, explicou.
A aluna de Pedagogia, Camily Carvalho Armani, utilizou as
técnicas desenvolvidas na graduação que colaboraram durante a dinâmica da
visita técnica na escola. “Foi muito gratificante, porque consegui oferecer uma
tranquilidade à aluna durante o acompanhamento da aula permitindo uma maior
abertura naquele momento de aprendizagem”, disse.
Já a aluna Isabelly Laura Flavio da Silva, também do curso
de Pedagogia do UNIFEB, ressaltou que a experiência foi bem diferente e muito enriquecedora.
“Podemos ver de perto todos os impasses e dificuldades que os alunos passam.
Tive a experiência com três alunas, sendo que uma disse que estava pensando em
desistir, ajudei ela ao máximo e espero que não desista. Outra compartilhou que
o maior desafio era conseguir continuar os estudos em casa no dia a dia, já que
tem muitas coisas para fazer e ainda ajuda a cuidar dos netos. Eu já tinha uma
visão sobre a EJA, mas essa experiência me trouxe um olhar mais humano sobre
todos aqueles alunos”, finalizou.