Alunos do 4º ano de Pedagogia do UNIFEB participam de segunda visita técnica aos estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos)

No último dia 14 de maio os alunos do 4º ano de Pedagogia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), acompanhados da docente Profa. Me Vanilda Divina Almério Bistaffa, visitaram duas salas de aula da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na E. M. Prof. João Ferreira. O objetivo da visita técnica é contemplar o plano de ensino da disciplina de “Projeto Integrador – Atividades Práticas: Concepções Interdisciplinares e Escolas do Futuro”.

Segundo a Profa. Maraísa Assunção da Silva, que atua na EJA, uma das principais dificuldades é encontrar material específico para essa modalidade de ensino. Em função disso, foi desenvolvida uma apostila pela coordenação da Secretaria Municipal de Educação. “A faixa etária dos alunos atendidos pela EJA varia entre 17 e 80 anos e já tivemos um aluno com 98 anos. É um público muito interessado, que anseia aprender para melhorar sua qualidade de vida, tanto pessoal, quanto profissional, bem como sua autonomia para realizar transações bancárias, preencher fichas e formulários, ler a Bíblia, comunicar por escrito sem a necessidade de recorrer a outras pessoas. São pequenos detalhes do cotidiano que não nos damos conta e que incomodam nossos alunos que, por não saberem ler nem escrever, passam por situações desagradáveis e até constrangedoras. Apesar de serem interessados e participativos, eles enfrentam dificuldades para aprender devido à frequência irregular, problemas de saúde e familiares, rotina cansativa no trabalho, etc. Precisamos estimular e motivá-los o tempo todo para que não desistam ou se achem incapazes. Mas, é um público apaixonante, com histórias de vida repletas de desafios e superação”, contou.

De acordo com a Profa. Vanilda, na primeira visita os alunos da Pedagogia fizeram a observação da aula. Já nessa segunda visita foi proposto que os futuros pedagogos sentassem ao lado de cada aluno da EJA, acompanhassem e auxiliassem esse aluno na atividade desenvolvida. “O propósito foi que eles tivessem a oportunidade de participar na prática da aula, percebendo o ritmo de aprendizagem e refletissem sobre sua atuação educativa, visando a construção de uma educação com qualidade e eficiência”, explicou.

A aluna de Pedagogia, Camily Carvalho Armani, utilizou as técnicas desenvolvidas na graduação que colaboraram durante a dinâmica da visita técnica na escola. “Foi muito gratificante, porque consegui oferecer uma tranquilidade à aluna durante o acompanhamento da aula permitindo uma maior abertura naquele momento de aprendizagem”, disse.

Já a aluna Isabelly Laura Flavio da Silva, também do curso de Pedagogia do UNIFEB, ressaltou que a experiência foi bem diferente e muito enriquecedora. “Podemos ver de perto todos os impasses e dificuldades que os alunos passam. Tive a experiência com três alunas, sendo que uma disse que estava pensando em desistir, ajudei ela ao máximo e espero que não desista. Outra compartilhou que o maior desafio era conseguir continuar os estudos em casa no dia a dia, já que tem muitas coisas para fazer e ainda ajuda a cuidar dos netos. Eu já tinha uma visão sobre a EJA, mas essa experiência me trouxe um olhar mais humano sobre todos aqueles alunos”, finalizou.



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