UNIFEB promove III Simpósio de Inovação e Pesquisa com o tema “Escrita Científica e Novas Tecnologias”

O evento é aberto à comunidade do UNIFEB e ao público em geral, com inscrições on-line até o dia 10 de novembro

Nos dias 18 e 19 de novembro, o UNIFEB realizará o III SIP (Simpósio de Inovação e Pesquisa), cujo tema deste ano será “Escrita Científica: ética e as novas tecnologias”. O evento visa estimular a reflexão sobre a produção científica, discutindo questões éticas e as inovações tecnológicas que impactam a pesquisa no ensino superior.

A Profa. Dra. Nathalia Garlich, coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação do UNIFEB, destaca a importância do SIP no contexto acadêmico: “Nossa proposta é promover a troca de conhecimentos pedagógicos e o desenvolvimento de novas tecnologias que possam contribuir para a inovação e o progresso científico, não só na nossa instituição, mas também em toda a região. A escrita científica, em particular, tem um papel central na produção e divulgação do conhecimento e é essencial que estejamos atentos às questões éticas envolvidas”, ressaltou.

O simpósio é aberto à comunidade do UNIFEB e ao público em geral, com inscrições on-line até o dia 10 de novembro pelo link https://www.unifeb.edu.br/pos-graduacao/simposio-sip. As modalidades incluem participação como ouvinte ou com a submissão de até dois resumos por autor principal.

Desde sua primeira edição em 2008, o evento, anteriormente denominado SIC (Simpósio do Programa Institucional de Iniciação Científica), tem sido um importante espaço para a apresentação dos trabalhos de alunos de iniciação científica, além de bolsistas e voluntários do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Em 2022, o simpósio foi reformulado, passando a ser denominado de SIP, resultado da fusão com o Seminário de Metodologias e Práticas Educacionais Inovadoras (SEMPREINOVA).

A fusão expandiu o escopo do evento, que agora também busca promover o diálogo sobre metodologias pedagógicas inovadoras no ensino superior, como alternativas às tradicionais aulas expositivas, integrando tecnologias de ponta. “Nosso objetivo é contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento e para a criação de formas de ensino mais ativas e inclusivas”, acrescentou Nathalia.

A coordenadora ainda enfatiza que com temas que variam a cada edição, o SIP não apenas incentiva a divulgação do conhecimento científico, mas também visa à formação de uma cultura de pesquisa entre os alunos, preparando-os para continuar suas jornadas acadêmicas em programas de pós-graduação reconhecidos nacional e internacionalmente. “O III Simpósio de Inovação e Pesquisa reafirma o compromisso do UNIFEB com o desenvolvimento científico e tecnológico regional, promovendo um espaço de reflexão sobre a pesquisa e as inovações educacionais no Brasil’, finalizou Nathalia.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Aluno do Colégio FEB é escolhido para participar do Sigma Camp nos EUA

O prestigiado acampamento de verão realizado em solo norte-americano é uma oportunidade única para o aprofundamento em...

Aluna do UNIFEB é eleita Rainha dos 70 anos da Festa do Peão de Barretos

Lara Peghim, estudante do curso de Administração, representa a força da mulher universitária na maior festa sertaneja d...

Indígenas do Mato Grosso do Sul receberão kits de higiene bucal doados pelo UNIFEB para missão humanitária

Ao todo 1.500 kits viabilizados pelo curso de Odontologia do Centro Universitário serão distribuídos para tribos indíge...

UNIFEB lança processo seletivo para contratação de novos docentes em diversas áreas

Além das disciplinas no Ensino Superior, o certame conta com uma vaga para professor de Redação no Colégio FEBEstão ab...