Alunos de Agronomia do UNIFEB desenvolvem projetos para reaproveitamento de bitucas de cigarro e coleta seletiva de resíduos sólidos
A ideia foi apoiada
pelo Centro Universitário que instalou diversas bituqueiras e lixeiras para
coleta seletiva no campus
O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) tem se destacado pela constante busca por soluções inovadoras e sustentáveis. Desta vez, dois projetos ambientais de grande importância para a comunidade acadêmica foram implantados no campus. Um é voltado para o reaproveitamento de bitucas de cigarro e outro para a coleta seletiva de resíduos sólidos. Ambos projetos envolvem ativamente alunos de Agronomia conduzidos pelo Prof. Dr. Fabio Olivieri de Nobile, coordenador do curso na instituição.
De acordo com Nobile a participação dos alunos é
fundamental, não apenas para a execução dos projetos, mas também para a
formação de profissionais conscientes e capacitados para atuar na resolução de
problemas ambientais. “O engajamento dos estudantes demonstra o protagonismo
acadêmico e a responsabilidade do UNIFEB no compromisso com a
sustentabilidade”, destacou.
No projeto de reaproveitamento de bitucas de cigarro, os
estudantes do curso de Agronomia estiveram envolvidos diretamente no processo
de instalação das bituqueiras nos pontos mais estratégicos do campus, além da
proposição de soluções para o reaproveitamento do material. “Este projeto não
só reduz os impactos ambientais, como também desperta nos alunos o interesse
por inovações no reaproveitamento de resíduos, algo cada vez mais necessário na
nossa sociedade”, comentou Nobile.
O aluno do 5º ano de Agronomia, Richard Francisco De Noá
Mariano, que participou da elaboração do projeto, explica que com base em dados
científicos, cerca de 9% da população é fumante e cada pessoa descarta, em
média, 7,7 bitucas por dia, muitas vezes no solo ou em corpos hídricos,
causando grande impacto ambiental. “Por isso, mapeamos os locais de maior
movimentação no campus e instalamos bituqueiras para facilitar a coleta. Além
de reduzir os danos ao meio ambiente, essas bitucas podem ser recicladas e
transformadas em materiais como folhas de papel, tijolos e bioinseticidas,
mostrando como a conscientização e a ação podem gerar resultados positivos”,
disse.
O projeto de coleta de resíduos sólidos, que visa à
implementação de um sistema eficiente de separação de resíduos úmidos e secos,
contou com a participação de alunos do 9º Termo do curso de Agronomia, com um
envolvimento direto no desenvolvimento de soluções técnicas e práticas para a
gestão de lixo no campus. "O projeto não se limita ao ambiente acadêmico,
ele envolve toda a comunidade, promovendo a conscientização de como todos podem
contribuir para um campus mais limpo e sustentável", afirmou o
coordenador.
Já a estudante Mariana Siqueira, também do 5º ano de
Agronomia, que integrou o projeto, ressaltou que o objetivo é promover a
separação correta do lixo no campus, diferenciando resíduos úmidos e secos para
garantir uma destinação adequada. “A iniciativa busca reduzir a contaminação de
solos e corpos hídricos, com base em diagnósticos detalhados que orientaram a
instalação de lixeiras proporcionais à quantidade de resíduos gerados”, detalhou.
Ainda de acordo com Nobile, além de promover a
conscientização ambiental e práticas sustentáveis, os projetos têm como
objetivo reduzir a poluição e incentivar o reaproveitamento de materiais. No
caso do projeto de bitucas, foram instaladas 10 bituqueiras no campus, enquanto
o projeto de coleta seletiva implantou 30 lixeiras recicláveis em locais
estratégicos, permitindo o descarte correto de resíduos. “A instalação das
lixeiras recicláveis e das bituqueiras tem um grande impacto na educação
ambiental dos alunos e de toda a comunidade acadêmica, criando um ambiente mais
organizado e comprometido com a sustentabilidade”, enfatizou.
A divulgação dos projetos está sendo realizada por meio de
palestras, campanhas de conscientização e materiais educativos, com o objetivo
de alcançar todos os membros da comunidade acadêmica. Além de promover uma
mudança física no campus, os projetos buscam uma transformação cultural
significativa.
Em relação ao contexto acadêmico, Nobile afirma que o
impacto destas ações é profundo. “Eles reforçam o compromisso do UNIFEB com os
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, ao mesmo tempo em que
estimulam a pesquisa e a inovação em práticas ambientais”, finalizou.
A implementação dos projetos contou com o apoio das
diretorias Administrativa e Acadêmica do UNIFEB.