Alunos de Agronomia do UNIFEB desenvolvem projetos para reaproveitamento de bitucas de cigarro e coleta seletiva de resíduos sólidos

A ideia foi apoiada pelo Centro Universitário que instalou diversas bituqueiras e lixeiras para coleta seletiva no campus

O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) tem se destacado pela constante busca por soluções inovadoras e sustentáveis. Desta vez, dois projetos ambientais de grande importância para a comunidade acadêmica foram implantados no campus. Um é voltado para o reaproveitamento de bitucas de cigarro e outro para a coleta seletiva de resíduos sólidos. Ambos projetos envolvem ativamente alunos de Agronomia conduzidos pelo Prof. Dr. Fabio Olivieri de Nobile, coordenador do curso na instituição.

De acordo com Nobile a participação dos alunos é fundamental, não apenas para a execução dos projetos, mas também para a formação de profissionais conscientes e capacitados para atuar na resolução de problemas ambientais. “O engajamento dos estudantes demonstra o protagonismo acadêmico e a responsabilidade do UNIFEB no compromisso com a sustentabilidade”, destacou.

No projeto de reaproveitamento de bitucas de cigarro, os estudantes do curso de Agronomia estiveram envolvidos diretamente no processo de instalação das bituqueiras nos pontos mais estratégicos do campus, além da proposição de soluções para o reaproveitamento do material. “Este projeto não só reduz os impactos ambientais, como também desperta nos alunos o interesse por inovações no reaproveitamento de resíduos, algo cada vez mais necessário na nossa sociedade”, comentou Nobile.

O aluno do 5º ano de Agronomia, Richard Francisco De Noá Mariano, que participou da elaboração do projeto, explica que com base em dados científicos, cerca de 9% da população é fumante e cada pessoa descarta, em média, 7,7 bitucas por dia, muitas vezes no solo ou em corpos hídricos, causando grande impacto ambiental. “Por isso, mapeamos os locais de maior movimentação no campus e instalamos bituqueiras para facilitar a coleta. Além de reduzir os danos ao meio ambiente, essas bitucas podem ser recicladas e transformadas em materiais como folhas de papel, tijolos e bioinseticidas, mostrando como a conscientização e a ação podem gerar resultados positivos”, disse.

O projeto de coleta de resíduos sólidos, que visa à implementação de um sistema eficiente de separação de resíduos úmidos e secos, contou com a participação de alunos do 9º Termo do curso de Agronomia, com um envolvimento direto no desenvolvimento de soluções técnicas e práticas para a gestão de lixo no campus. "O projeto não se limita ao ambiente acadêmico, ele envolve toda a comunidade, promovendo a conscientização de como todos podem contribuir para um campus mais limpo e sustentável", afirmou o coordenador.

Já a estudante Mariana Siqueira, também do 5º ano de Agronomia, que integrou o projeto, ressaltou que o objetivo é promover a separação correta do lixo no campus, diferenciando resíduos úmidos e secos para garantir uma destinação adequada. “A iniciativa busca reduzir a contaminação de solos e corpos hídricos, com base em diagnósticos detalhados que orientaram a instalação de lixeiras proporcionais à quantidade de resíduos gerados”, detalhou.

Ainda de acordo com Nobile, além de promover a conscientização ambiental e práticas sustentáveis, os projetos têm como objetivo reduzir a poluição e incentivar o reaproveitamento de materiais. No caso do projeto de bitucas, foram instaladas 10 bituqueiras no campus, enquanto o projeto de coleta seletiva implantou 30 lixeiras recicláveis em locais estratégicos, permitindo o descarte correto de resíduos. “A instalação das lixeiras recicláveis e das bituqueiras tem um grande impacto na educação ambiental dos alunos e de toda a comunidade acadêmica, criando um ambiente mais organizado e comprometido com a sustentabilidade”, enfatizou.

A divulgação dos projetos está sendo realizada por meio de palestras, campanhas de conscientização e materiais educativos, com o objetivo de alcançar todos os membros da comunidade acadêmica. Além de promover uma mudança física no campus, os projetos buscam uma transformação cultural significativa.

Em relação ao contexto acadêmico, Nobile afirma que o impacto destas ações é profundo. “Eles reforçam o compromisso do UNIFEB com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, ao mesmo tempo em que estimulam a pesquisa e a inovação em práticas ambientais”, finalizou.

A implementação dos projetos contou com o apoio das diretorias Administrativa e Acadêmica do UNIFEB.

 

 

 

 



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