III Simpósio de Inovação e Pesquisa do UNIFEB apresenta 115 trabalhos científicos elaborados por estudantes
O evento aconteceu no
formato on-line e teve como tema "Escrita Científica: ética e novas
tecnologias"
O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) promoveu, nos dias 18 e 19 de novembro, a terceira edição do SIP (Simpósio de Inovação e Pesquisa), realizada no formato on-line. O evento contou com a participação de 160 inscritos, entre alunos e professores de todos os cursos da instituição. Destes, 115 resumos científicos foram apresentados, enquanto 45 participantes acompanharam as discussões como ouvintes.
Segundo a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão
e Inovação do UNIFEB, Profa. Dra. Nathalia Garlich, o SIP é de grande
importância na formação complementar dos acadêmicos. “É uma oportunidade de
apresentar as pesquisas científicas realizadas, dentro ou fora, do programa de
iniciação científica institucional (PIBIC), em projetos integradores (PI´s) ou
ainda em disciplinas mais técnicas, das diversas áreas do conhecimento inseridas
nas graduações oferecidas pelo UNIFEB”, enfatizou.
O tema central do simpósio neste ano, "Escrita
Científica: ética e as novas tecnologias", abordou a crescente relevância
das ferramentas tecnológicas na pesquisa acadêmica destacando sobre as
controvérsias éticas relacionadas ao uso dessas ferramentas na redação
científica, envolvendo autores, editores, agências de fomento e universidades.
As discussões proporcionaram reflexões sobre a importância de uma aplicação
ética e equilibrada da inteligência artificial em diferentes etapas da produção
científica.
Ainda de acordo com a Profa. Dra. Nathalia Garlich, a
escolha deste tema foi essencial para debater um dos grandes desafios da
ciência contemporânea: como aliar a inovação tecnológica com a ética na
produção acadêmica. “Nosso objetivo foi trazer uma perspectiva crítica e
formativa sobre o uso da inteligência artificial na escrita científica”,
afirmou.
Além de promover debates enriquecedores, o evento reconheceu
os melhores trabalhos apresentados por alunos. Os destaques foram:
·
Taynara Aparecido Baltazar – "Importância
dos líquidos cavitários na medicina veterinária para diagnóstico e manejo de
patologias em animais”;
·
Bruna Roberto Aiélo Araújo – "Uso de
canabidiol no tratamento da epilepsia refratária em cães”;
·
Isadora Bernardo Batista – "Espécies nativas
e exóticas para piscicultura”;
·
Felype Rocha de Araújo – "Prospecção de
herbicidas e tecnologia de aplicação remota para controle de plantas aquáticas
flutuantes”;
·
Elizamara Ribeiro da Silva – "Eficiência da
aplicação agrícola remota e efeitos de adjuvantes na eficácia de 2,4D +
aminopiralide no controle de plantas daninhas em pastagens”;
·
Viviane Aparecida Rodrigues da Silva –
"Leucemia em animais domésticos."
·
Guilherme Cassiano – "Análise
bioinformática do miR-107 e do miR-23b-3p diferencialmente expressos em
aplicadores de agrotóxicos”;
·
Juliana Gonçalves Lima – "Avaliação dos
efeitos antimicrobianos de cremes dentais naturais e químicos: estudo in vitro”;
·
Bianca Cordeiro Custódio Silveira –
"Desenvolvimento infantil na idade pré-escolar: intervenção pedagógica e
crise dos três anos”;
·
Fábio Luiz Mingardi – "Ética e inteligência
artificial na produção científica jurídica: desafios para a autenticidade e
integridade acadêmica”;
·
Alex Fornel Maringolo – "Assédio processual
e os limites do direito ao acesso à justiça”;
·
Carolina Coutinho Flosi – "Revalorização de
polietileno de baixa densidade reciclado”.
Para Nathalia, a terceira edição do SIP consolidou-se como
uma ferramenta essencial para o desenvolvimento acadêmico do UNIFEB. “O evento
é um dos pilares da formação dos nossos alunos, porque estimula não apenas o
raciocínio científico e técnico, mas também habilidades fundamentais como a
apresentação e a argumentação. Esses elementos são importantes para a
trajetória dos estudantes, tanto na sua construção universitária quanto no
mercado de trabalho”, destacou.
Além disso, a coordenadora também ressaltou o crescimento da
pesquisa no Centro Universitário. “Estamos vendo uma evolução significativa na
qualidade e no número de estudos realizados na instituição. Esse avanço reflete
nosso compromisso em formar profissionais mais capacitados e engajados com a
ciência”, finalizou Nathalia.