Câmara Municipal de Barretos reconhece inovação do curso de Sistemas de Informação do UNIFEB com votos de louvor
A homenagem foi
destinada aos alunos do curso que desenvolveram um game que transforma emoções
humanas em jogo interativo conectando tecnologia e criatividade
O curso de Sistemas de Informação do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) recebeu um importante reconhecimento da Câmara Municipal de Barretos. Por meio de um ofício de Votos de Louvor e Congratulações, o Legislativo barretense homenageou os alunos que desenvolveram o projeto SoulsForge, um game inovador que transforma emoções humanas em uma aventura interativa.
Para o coordenador do curso, Prof. Esp. Guilherme Silva
Cardoso, a homenagem representa um marco significativo na história do UNIFEB. “O
reconhecimento oficial da Câmara Municipal de Barretos representa muito para o
curso de Sistemas de Informação do UNIFEB, validando externamente a qualidade
do ensino e a relevância dos projetos desenvolvidos pelos alunos. Este tipo de
homenagem demonstra que a instituição está cumprindo efetivamente seu papel
social e contribuindo para o desenvolvimento tecnológico da região”, afirmou.
Ao falar sobre o impacto acadêmico do projeto SoulsForge, o
professor destacou sua contribuição para a formação integral dos estudantes. “O
projeto contribui significativamente para a formação dos alunos ao integrar
múltiplas competências, tanto técnicas quanto humanísticas, em uma experiência
prática. O desenvolvimento do jogo permitiu aos estudantes aplicarem
conhecimentos de programação, narrativa, criatividade e trabalho em equipe”,
explicou.
O reconhecimento também reforça o papel da instituição como
centro de inovação e tecnologia. “Este reconhecimento reforça a posição do
UNIFEB como referência em inovação e tecnologia na região. Ele valida o
investimento institucional em infraestrutura e metodologias ativas de
aprendizagem”, completou.
Segundo o coordenador, os alunos envolvidos no projeto
desenvolveram uma série de competências técnicas e interpessoais. “As
competências técnicas incluem programação, uso de motores gráficos,
desenvolvimento de narrativas interativas e design. Já as interpessoais
envolvem trabalho colaborativo, gestão de projetos, documentação técnica e
capacidade de síntese criativa. A experiência também proporcionou pensamento
crítico e resolução de problemas complexos, ao traduzir emoções humanas em
mecânicas de jogo”, destacou.
Sobre a continuidade da iniciativa, Guilherme revelou os
próximos passos. “Segundo a própria
equipe, há a intenção de disponibilizar o game em plataformas que apoiam
produções independentes”, afirmou.
SOBRE O PROJETO
SOULSFORGE
O projeto foi construído em equipe, reunindo seis alunos do
curso de Sistemas de Informação do UNIFEB: João Marcelo Nogueira de Carvalho, que
liderou o processo técnico, além de Yukio Hirooka Guizelin Mendes, Matheus
Tassinari Rizzati, Kaiky Luziano de Oliveira Barbarelli, João Pedro Félix e
Vitor Silvestre. O SoulsForge é um game que utiliza as emoções humanas como
motor da narrativa. Ao transformar sentimentos em desafios interativos, o
projeto promove reflexões sobre autoconhecimento e bem-estar, unindo
tecnologia, criatividade e sensibilidade. A iniciativa foi apresentada em eventos
acadêmicos e chamou a atenção por sua proposta inovadora, agora reconhecida
oficialmente pela Câmara Municipal de Barretos.