Semana do Meio Ambiente do UNIFEB fortalece compromisso com a sustentabilidade e a formação cidadã
Programação
envolveu ações de conscientização, capacitação profissional e participação em
evento técnico voltado às soluções ambientais contemporâneas
Promover a conscientização ambiental e estimular a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro foram os principais objetivos da Semana do Meio Ambiente do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), realizada entre os últimos dias 16 e 18 de junho. Coordenada pelo Núcleo de Sustentabilidade da instituição, a programação reuniu estudantes, docentes, colaboradores e parceiros externos em atividades voltadas à educação ambiental, capacitação e troca de conhecimentos.
As ações aconteceram em diferentes espaços e contextos,
ampliando o alcance das iniciativas e fortalecendo a integração entre ensino,
extensão universitária e responsabilidade socioambiental.
Uma das atividades desenvolvidas foi a participação na
Semana do Meio Ambiente de Barretos, promovida pela Prefeitura Municipal com o
tema “Cuidar do hoje para preservar o amanhã”. Em parceria com a empresa DAIDEA
Soluções Inteligentes, o Núcleo de Sustentabilidade do UNIFEB esteve presente
na programação realizada na Fazenda Municipal entre os dias 16 e 18 de junho.
Durante o evento, as acadêmicas Bárbara Quinarelli
Borges, do curso de Agronomia, e Leandra Chales Chiba, Tereza Shizue Chiba e
Deise da Rocha Nogali Olho, do curso de Fisioterapia, conduziram oficinas de
conscientização ambiental na Sala Verde da Secretaria Municipal de Meio
Ambiente. As atividades abordaram temas como reciclagem e descarte correto de
resíduos por meio de dinâmicas lúdicas e educativas. Ao todo, as ações
atenderam 619 alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, provenientes de 13
escolas do município de Barretos.
A programação também contemplou os colaboradores da
instituição. No dia 17 de junho, o Núcleo de Sustentabilidade promoveu a
palestra “Do descarte ao recomeço”, ministrada por Michelle Carneiro
Razanauskas Miele, mestre em Gestão Pública com foco em Sustentabilidade,
doutoranda em Tecnologia Ambiental, presidente da DAIDEA Soluções Inteligentes,
gerente do Sistema de Gestão Integrada do Grupo Intelli e consultora ambiental
do Grupo Esse. A atividade reuniu 27 colaboradores e abordou temas relacionados
à gestão adequada de resíduos, economia circular e práticas sustentáveis
aplicadas ao ambiente institucional.
Outro destaque da Semana do Meio Ambiente foi a
participação de docentes e estudantes do curso de Agronomia no I Encontro
Paulista de Silvicultura Urbana, realizado nos dias 16 e 17 de junho, em
Ribeirão Preto (SP). Representaram o UNIFEB a coordenadora do Núcleo de
Sustentabilidade, Profa. Dra. Nathalia Garlich, o pesquisador Prof. Dr.
Claudinei da Cruz e os acadêmicos Willian Teixeira Mateucci e Thiago Henrique
de Oliveira Deangelo.
O encontro reuniu especialistas, gestores públicos e
representantes da iniciativa privada para debater soluções inovadoras
relacionadas à arborização urbana, infraestrutura verde e adaptação às mudanças
climáticas. Entre os temas discutidos estiveram planos municipais de
arborização, avaliação de risco de árvores, técnicas de poda e extração,
valoração econômica da arborização urbana, agroflorestas, compostagem de
resíduos de poda, créditos de carbono e educação climática.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de
Sustentabilidade do UNIFEB, Profa. Dra. Nathalia Garlich, a participação da
instituição nas atividades reforça seu compromisso com uma formação alinhada às
demandas da sociedade contemporânea. “As ações permitiram a integração entre
ensino, extensão e responsabilidade socioambiental, promovendo a aplicação
prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula”, destacou.
Segundo a docente, as experiências proporcionaram
benefícios que vão além do conhecimento técnico. “Além disso, a atuação dos
estudantes junto à comunidade contribuiu para o desenvolvimento de habilidades
de comunicação, liderança e cidadania, enquanto a participação em eventos
técnicos possibilitou o contato com especialistas e discussões atualizadas
sobre sustentabilidade, arborização urbana, gestão ambiental e mudanças
climáticas”, afirmou.
Para Nathalia, os resultados alcançados demonstram a
importância de iniciativas que conectam a universidade à comunidade e aos
diferentes setores da sociedade. “As atividades permitiram que alunos,
professores e colaboradores vivenciassem diferentes aspectos da
sustentabilidade, desde a educação ambiental até discussões técnicas de alto
nível sobre gestão urbana e mudanças climáticas”, ressaltou.
A coordenadora também destacou que a Semana do Meio
Ambiente evidenciou o papel estratégico do Núcleo de Sustentabilidade como
articulador de ações que unem conhecimento acadêmico, responsabilidade social e
preservação ambiental.
Entre os principais resultados alcançados, Nathalia
enfatiza o protagonismo dos estudantes envolvidos nas atividades de extensão,
responsáveis por levar informação e conscientização ambiental a centenas de
crianças do município. “A diversidade das ações desenvolvidas demonstra que a
sustentabilidade deve ser tratada de forma multidisciplinar, envolvendo
diferentes áreas do conhecimento e contribuindo para a formação de
profissionais preparados para enfrentar os desafios ambientais do presente e do
futuro”, concluiu.


















