Semana do Meio Ambiente do UNIFEB fortalece compromisso com a sustentabilidade e a formação cidadã

Programação envolveu ações de conscientização, capacitação profissional e participação em evento técnico voltado às soluções ambientais contemporâneas

Promover a conscientização ambiental e estimular a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro foram os principais objetivos da Semana do Meio Ambiente do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), realizada entre os últimos dias 16 e 18 de junho. Coordenada pelo Núcleo de Sustentabilidade da instituição, a programação reuniu estudantes, docentes, colaboradores e parceiros externos em atividades voltadas à educação ambiental, capacitação e troca de conhecimentos.

As ações aconteceram em diferentes espaços e contextos, ampliando o alcance das iniciativas e fortalecendo a integração entre ensino, extensão universitária e responsabilidade socioambiental.

Uma das atividades desenvolvidas foi a participação na Semana do Meio Ambiente de Barretos, promovida pela Prefeitura Municipal com o tema “Cuidar do hoje para preservar o amanhã”. Em parceria com a empresa DAIDEA Soluções Inteligentes, o Núcleo de Sustentabilidade do UNIFEB esteve presente na programação realizada na Fazenda Municipal entre os dias 16 e 18 de junho.

Durante o evento, as acadêmicas Bárbara Quinarelli Borges, do curso de Agronomia, e Leandra Chales Chiba, Tereza Shizue Chiba e Deise da Rocha Nogali Olho, do curso de Fisioterapia, conduziram oficinas de conscientização ambiental na Sala Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As atividades abordaram temas como reciclagem e descarte correto de resíduos por meio de dinâmicas lúdicas e educativas. Ao todo, as ações atenderam 619 alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, provenientes de 13 escolas do município de Barretos.

A programação também contemplou os colaboradores da instituição. No dia 17 de junho, o Núcleo de Sustentabilidade promoveu a palestra “Do descarte ao recomeço”, ministrada por Michelle Carneiro Razanauskas Miele, mestre em Gestão Pública com foco em Sustentabilidade, doutoranda em Tecnologia Ambiental, presidente da DAIDEA Soluções Inteligentes, gerente do Sistema de Gestão Integrada do Grupo Intelli e consultora ambiental do Grupo Esse. A atividade reuniu 27 colaboradores e abordou temas relacionados à gestão adequada de resíduos, economia circular e práticas sustentáveis aplicadas ao ambiente institucional.

Outro destaque da Semana do Meio Ambiente foi a participação de docentes e estudantes do curso de Agronomia no I Encontro Paulista de Silvicultura Urbana, realizado nos dias 16 e 17 de junho, em Ribeirão Preto (SP). Representaram o UNIFEB a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Profa. Dra. Nathalia Garlich, o pesquisador Prof. Dr. Claudinei da Cruz e os acadêmicos Willian Teixeira Mateucci e Thiago Henrique de Oliveira Deangelo.

O encontro reuniu especialistas, gestores públicos e representantes da iniciativa privada para debater soluções inovadoras relacionadas à arborização urbana, infraestrutura verde e adaptação às mudanças climáticas. Entre os temas discutidos estiveram planos municipais de arborização, avaliação de risco de árvores, técnicas de poda e extração, valoração econômica da arborização urbana, agroflorestas, compostagem de resíduos de poda, créditos de carbono e educação climática.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do UNIFEB, Profa. Dra. Nathalia Garlich, a participação da instituição nas atividades reforça seu compromisso com uma formação alinhada às demandas da sociedade contemporânea. “As ações permitiram a integração entre ensino, extensão e responsabilidade socioambiental, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula”, destacou.

Segundo a docente, as experiências proporcionaram benefícios que vão além do conhecimento técnico. “Além disso, a atuação dos estudantes junto à comunidade contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, liderança e cidadania, enquanto a participação em eventos técnicos possibilitou o contato com especialistas e discussões atualizadas sobre sustentabilidade, arborização urbana, gestão ambiental e mudanças climáticas”, afirmou.

Para Nathalia, os resultados alcançados demonstram a importância de iniciativas que conectam a universidade à comunidade e aos diferentes setores da sociedade. “As atividades permitiram que alunos, professores e colaboradores vivenciassem diferentes aspectos da sustentabilidade, desde a educação ambiental até discussões técnicas de alto nível sobre gestão urbana e mudanças climáticas”, ressaltou.

A coordenadora também destacou que a Semana do Meio Ambiente evidenciou o papel estratégico do Núcleo de Sustentabilidade como articulador de ações que unem conhecimento acadêmico, responsabilidade social e preservação ambiental.

Entre os principais resultados alcançados, Nathalia enfatiza o protagonismo dos estudantes envolvidos nas atividades de extensão, responsáveis por levar informação e conscientização ambiental a centenas de crianças do município. “A diversidade das ações desenvolvidas demonstra que a sustentabilidade deve ser tratada de forma multidisciplinar, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e contribuindo para a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios ambientais do presente e do futuro”, concluiu.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Alunas do curso de Direito do UNIFEB participam de congresso jurídico em Brasília, considerado o maior da América Latina

As estudantes do Centro Universitário também visitaram o STF e tiveram contato com importantes referências da área jur...

Projetos Integradores que transformam conhecimento em prática ganham destaque no UNIFEB

Apresentações reuniram estudantes de 19 graduações em uma grande mostra de soluções, pesquisas e experiências acadêmic...

UNIFEB abre inscrições para oportunidades de ingresso no 2º semestre com descontos especiais

Os candidatos podem escolher entre Transferência, Reingresso e Segunda Graduação para iniciar os estudos em agostoO UNI...

UNIFEB leva produção científica e fortalece presença nacional em Congresso Brasileiro de Toxicologia

Docentes do Centro Universitário participaram de programação internacional e apresentaram pesquisas desenvolvidas por a...