Universitária apura principais estratégias utilizadas por atletas e amadores durante corridas de rua

A universitária do terceiro ano do curso de Educação Física do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), Marianna Cenatti, realizou pesquisa para apurar as principais estratégias utilizadas por amadores e atletas que participam de corridas de rua a fim de melhorar a performance. Concluída e já apresentada em congresso nacional referência na área da Educação Física, VI Congresso Brasileiro de Nutrição, Metabolismo e Exercício, a pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Avaliação Física e Fisiologia do Exercício  da instituição (LAFFEX) e avaliou participantes do evento esportivo Unifeb Music Run de 2015.


Com o intuito de analisar a estratégia de corrida, o desempenho pretendido e o desempenho obtido por pessoas em uma prova de rua de 5km, orientada pelo professor da instituição – Douglas Miranda, Marianna Cenatti, juntamente com o universitário Lucas da Silva Spinelli e os educadores físicos Edmar Tiago Rios e Fernando Campos Rodrigues, entrevistou 88 pessoas, sendo 58 homens e 30 mulheres com faixa etária de 13 a 69 anos. De acordo com Cenatti, a pesquisa constatou que 55,68% dos entrevistados revelaram manter o ritmo durante o percurso, 25% informaram que preferem acelerar a velocidade durante o percurso, 14,77% optam por começar a corrida em ritmo forte para diminuir a intensidade durante o trajeto e acelerar ao final e 4,55% escolhem por correr em ritmo forte e diminuir durante o percurso. A pesquisa ainda apurou que as pessoas que mantiveram o ritmo e as que começaram em ritmo forte e diminuíram durante percurso obtiveram melhores resultados.  “Foi considerado resultado positivo quando o participante obteve desempenho melhor do que pretendia. Este ano, novas coletas foram realizadas e, em 2017, vamos ampliar a pesquisa e analisar outras variáveis utilizadas como estratégia para o melhor desempenho dos participantes de corrida de rua”, disse.

 

Este é o segundo trabalho de iniciação científica desenvolvido por Cenatti apenas neste ano. Em janeiro, a estudante apresentou, em Foz do Iguaçu, no 32º Congresso Internacional de Educação Física, trabalho que avaliou prevalência de dores em participantes e não participantes de programa de Qualidade de Vida do Centro Universitário. Professor responsável pela orientação dos trabalhos apresentados por Marianna Cenatti, Douglas Miranda, destaca a importância da pesquisa científica para o currículo dos alunos, “A iniciação científica  garante ao aluno um aprofundamento em temas atuais, preparando-o melhor para o mercado de trabalho, ou até mesmo para carreira acadêmica”, disse. 



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