Atuação profissional em tempos de Engenharia 4.0 abordada em palestras das Engenharias do UNIFEB
Os estudantes dos cursos das Engenharias Civil, Ambiental, Elétrica, Mecânica, Química, de Produção e de Alimentos do UNIFEB participaram de palestras sobre a atuação profissional em tempos de que exigem uma nova postura no mercado chamado 4.0, além de discutirem os caminhos do CREA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
A atividade foi uma das várias que fizeram parte das Semanas Científicas e Culturais dos cursos, realizadas simultaneamente de 13 a 17 de maio, na instituição.
Um dos palestrantes, Marcelo Alexandre Prado, chamou a atenção para o fato da “importância do CREA para o profissional, a parte de fiscalização, dar uma visão do que o Conselho faz para o engenheiro, e também para a sociedade. Tanto é importante que eles só poderão atuar como profissionais depois de fazerem o registro no CREA, o recém-formado no primeiro ao fazer o registro no Conselho tem desconto de 90% na anuidade, e o estado de São Paulo é um dos poucos que oferecem esse benefício”, explicou.
O professor do UNIFEB, Salmen Saleme Gidrão, falou sobre a Engenharia 4.0 e contou que “este conceito nasceu na Alemanha, e é o resultado de um processo do avanço tecnológico no mundo, que provocou uma evolução na parte de sistema de informação e que está sendo implantado nas indústrias, uma espécie de quarta revolução industrial. Buscamos no dia-a-dia de nosso curso preparar profissionais que possam se engajar nessa nova realidade com sucesso e na Semana Científica esse tema não poderia ficar de fora”, disse.